segunda-feira, 1 de março de 2010

com cê de cão

Vem no DN, que o Politiken – jornal dinamarquês - foi o único a pedir desculpa aos descendentes de Maomé, pelos desenhos e caricaturas do profeta , publicados há 4 anos e que levantaram, se bem se lembram, uma polémica desgraçada e fizeram mesmo temer o pior...
Diz então o DN, que 94.923 descendentes de Maomé receberam um pedido de desculpas do diário dinamarquês. Que o pedido de desculpas foi enviado para 8 organizações que os representam. Acrescenta-se ainda que o pedido de desculpas se refere apenas às eventuais ofensas, que os desenhos possam ter causado, mas não à publicação desses mesmos desenhos, dessas caricaturas... e como já vimos , temos aqui duas belas palavras, que definem os bonecos em causa... Desenhos, ou caricaturas, que até se coaduna mais propriamente com o género de desenhos em questão... só que o DN escolheu outro termo... e escreveu assim: Jornal desculpa-se por cartunes... ...CARTUNES... como se dissesse: que eu cartune, que tu cartunes, que ele cartune e por aí fora... ia a dizer, aportuguesou-se a palavra inglesa, se bem que talvez fosse mais correcto dizer, abrazileirou-se a palavra, que o Brasil, tal como o Canadá francês em relação ao inglês... no Brasil é normal nacionalizar-se –se assim se pode dizer – a grafia de alguns estrangeirismo de uso frequente...
Portanto cartunes e não cartoons... não sei.. muito francamente não sei, se esta nova grafia consta também no Novo Acordo Ortográfico...  nem se será esta uma das razões porque já corre um abaixo assinado pela Internet, reclamando a revogação desse mesmo Acordo. Mas a verdade é que no entanto ela move-se. 
Move-se e já tem 47 mil pessoas dispostas a assinar por baixo essa Iniciativa Legislativa de Cidadãos, contra o Acordo Ortográfico. São precisas 35 mil assinaturas, para que o Parlamento considere a hipótese de revogar, ou pelo menos suspender o Acordo.
Diz o Público – que é já onde estamos... diz o Público que a ideia foi lançada na rede e que apesar do adiantado da hora, pouco depois já eram muitas as respostas, apoiando a iniciativa. 47 mil pessoas ... Falta só que dessas 47 mil, 35 mil aceitem subscrever o abaixo assinado, ou seja, subscrevam esta Iniciativa Legislativa de Cidadãos, para que o Parlamento seja obrigado a reflectir e decidir de novo sobre a matéria... Ora aí está uma oportunidade excelente para responder a esta outra notícia, que o Público puxa hoje também para a primeira página...  é aquela que diz que a satisfação dos portugueses com a democracia é a mais baixa dos últimos 25 anos. Queixam-se os eleitores portugueses de participarem pouco nos destinos da nação. Querem, portanto, ter uma participação mais efectiva. Com, ou sem cê de cão.

Sem comentários: