sábado, 2 de maio de 2009

Os efeitos do lay off na indústria automóvel são já perceptíveis. No último Salão de Genebra, os modelos apresentados, pelos mais importantes fabricantes, são o reflexo disso mesmo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mais que um slogan, toda uma Economia!
Mais que uma frase, uma Filosofia!
Bar do Pinguinha
um poço de Sabedoria

onde cada cliente
é um Amigo
obviamente.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

os digestivos é que vão mesmo ter de pagar...

É verdade, que esta que o Público considera a maior, ou uma das maiores alterações à lei actual nem constava no projecto lei aprovado em meados de Dezembro último pelos partidos maioritários –PS e PSD… mas, continua o Público, 4 meses e meio depois, a discussão na especialidade despachou-se toda numa manhã de trabalho. Foi ontem, à porta fechada. Também a chamada votação indiciária não terá demorado mais de 20 minutos a aprovar o documento. O texto final foi aprovado na esmagadora maioria dos artigos por unanimidade, o que prenuncia, diz ainda o Público que hoje, no plenário, o consenso deve repetir-se na hora da votação final global.

E falamos de quê? Da nova lei de financiamento dos partidos.

A partir de agora e em principio podem receber mais de um milhão de euros em dinheiro à vista… é muito, é pouco?.. é pelo menos um aumento substancial em relação à lei actual. Até aqui o total estava nos 22 mil e 500 euros e passa agora para o milhão, 257 mil 660 euros. O Público fez as contas e concluiu que é um aumento de mais de 50 vezes. O jornal diz 55,mas enfim, mais 5 menos 5… neste contexto…

O jornal diz ainda que o PCP propunha que o tecto subisse até ao milhão e 800 mil euros, para assim poder justificar a entrada de dinheiros de sócios que não tem conta bancária e também as receitas da festa do Avante.

Essa proposta não vingou, mas, esta outra sim – a de fazer subir para o dobro, o que dá uma diferença de quase um milhão de euros – o limite máximo das despesas com as segundas voltas eleitorais.

Outras alterações à lei, publica-as o Público… enfim estou a referir o Público, mas a matéria faz noticia no JN, no DN, pelo menos…

Mas o Público e as outras alterações à lei…

A que considera despesas de campanha, as feitas pelos próprios candidatos ou outros, desde que em beneficio eleitoral… faz sentido.

…Que os partidos vão poder impugnar, junto do Tribunal de Contas, os regulamentos feitos pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos. Enfim, aqui diz TC, tanto poderia ser o de Contas, como o Constitucional. Seja como for, ela move-se, a impugnação.

Ora, impugnar, ou não impugnar, a questão aqui é que, impugnar decisões… é uma coisa, impugnar os próprios regulamentos é quase como tirar o tapete de debaixo dos pés à própria Entidade, se não se lhe reconhece sequer as regras do jogo…

Mais…

Que os grupos de cidadãos ou coligações passam a ter nº de identificação fiscal, que os identifique enquanto candidatos. Possibilidade em aberto também para os grupos parlamentares…

E agora…

Agora é que a coisa se torna mais interessante.

Diz aqui, que os partidos passam a estar isentos de emolumentos notariais e de registo, para além de custas e taxas de justiça… Faz sentido, uma vez mais. Com o reforço das verbas, faz sentido que se facilite também nalguns pontos, aliviando o ónus da burocracia… Enfim, a chamada “atençãozinha”…

Mas há mais uma “atençãozinha” a assinalar.

É que os partidos que não movimentem mais de 30 mil euros por ano podem optar por um regime de contabilidade simplificado, pagando apenas metade das coimas por incumprimento da lei.

Comecemos por aqui. Movimentar 30 mil euros por ano… contas feitas, dá pouco mais de 1200 euros por mês… não deve haver muitos partidos em Portugal, por mais pequenos e desvalidos que sejam, que movimentem, como se diz, menos de 1200 euros por mês… mas pode ser que sim… não se percebe é porque é que essa circunstância lhes há-de garantir regalias especiais, quando faltam aos compromissos e não cumprem a lei, como diz aqui… Não parece que essa facilidade seja extensível aos cidadãos e são muitos, que vivem com um rendimento mensal semelhante ou inferior a 1200 euros por mês….

Mas essa é certamente uma questão que não se resolve numa manhã de trabalho, mesmo que a sessão decorra á porta fechada para que ninguém se distraia.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

et vive la france!

Ora bem, Carla Bruni. Essa! A actual esposa do presidente francês e ex-modelo e cantora em part time…

Por estes dias o casal Sarkozi/Bruni está em visita oficial a Espanha e foi justamente em Madrid, que o Correio da Manhã ficou a saber que umas fotografias íntimas e imagens vídeo de Carla Bruni terão sido roubadas de um apartamento em Paris e teme-se agora que venham a ser vendidas a alguém, que as divulgue pelos meios habituais nestes casos. Ou seja, Internet ou jornais sensacionalistas…

A história, puxo-a para aqui por uma razão simples. A ver se consigo explicar…

Diz o Correio, que o apartamento de Paris de que se fala é a residência do irmão de um certo Raphael, ex-namorado de Carla Bruni, nos idos anos 90… Terá sido esse mesmo Raphael, o autor das imagens, que entretanto deu ao irmão para guardar, com medo que a actual namorada as descobrisse e não gostasse… Diz-se ainda, que Carla Bruni conheceu Raphael quando namorava com Jean Paul, que acontece ser o pai deste mesmo Raphael… O namoro acabou quando Jean Paul descobriu que Carla namorava entretanto e ao mesmo tempo com o filho Raphael, que na altura e ao mesmo tempo também e por seu lado e diz que, ainda... era casado. Ou seja, que Carla lhos punha, como se costuma dizer... Que punha os gaiatos ao pai Jean Paul, enquanto arrastava para o mesmo pecado, o filho Raphael, levando-o a enganar, por sua vez, a mulher. Estão a apanhar o fio à meada?... No seguimento desse namoro, entre Carla Bruni e Raphael, filho de Jean Paul, nasceu o único filho de Carla… que hoje tem 8 anos.

Ora, diz ainda o Correio, que quem assaltou o apartamento de Paris, sabia muito bem ao que ia… foi um assalto cirúrgico. Só levaram uma câmara cheia de fotografias e vídeos e uma quantidade não determinada de ficheiros de computador… Bastantes, ao que consta. O jornal fala em centenas...!

Ora, o que gostaria que me ajudassem a perceber é isto… as fotografias! A preocupação é que essas fotos sejam vendidas e divulgadas ao mundo. Fotos íntimas de Carla Bruni, seja lá isso o que for, fotos íntimas, o que se teme é que essa divulgação comprometa, suje a imagem da actual primeira-dama de França. Parece óbvio. E até legítimo!

Enfim. Também pode ser que não aconteça nada. Que a policia as consiga recuperar a tempo, ou que os ladrões reconsiderem e as guardem para recordação ou destruam mesmo. Agora o que já ficou público e notório é que a actual primeira-dama de França, nos tempos da sua juventude, enquanto namorava com um certo Jean Paul, ia-lhe namoriscando o filho, que na altura ainda era casado e de quem acabou afinal por engravidar… Ora mesmo sem fotografias a ilustrá-lo, mais despido não poderia estar o passado glamouroso de Carla Bruni. Quero eu dizer, ao pé de uma história destas, a peidola da primeira–dama de França, por mais exposta que esteja, há-de sempre lembrar as bochechas dos querubins, pela inocência e candura. E já toda gente já a conhece, já é do domínio público. A história, claro!

terça-feira, 28 de abril de 2009

ACHTUNG!!! pode ofender algumas sensibilidades!

O ruído!

Vamos a esta notícia do JN, que dá conta da abertura, ontem no Porto, do Congresso, o 6º Congresso Internacional sobre o Desejo…

O painel de convidados e oradores é tão variado quanto isto: inclui o professor Pinto da Costa, a actriz porno italiana Cicciolina e esta Margarida Menezes, presidente do recém-criado Clube português das Virgens. Um clube fundado há um ano e que defende, como o nome denuncia, a defesa da virgindade… pelo menos até se encontrar o príncipe sonhado… ou a princesa, a notícia não é clara neste ponto, mas admita-se que este Clube das Virgens, de Margarida Menezes, não seja assim tão exclusivo e possa eventualmente admitir homens, mancebos virgens… não se sabe e fica-se sem saber. O que se sabe, é que, apesar de oficialmente criado e apresentado ao mundo há um ano, o clube continua sem sócios. Margarida Menezes, a presidente, parece ser a única virgem representante da causa.

Mas era o ruído o que nos trazia aqui… e o jornal escreve que Margarida Menezes foi ontem a estrela da sessão… Por que disse coisas como, durante muito tempo ter pensado que a boca só servia para comer e não para beijar… e isto, se me permitem ultrapassa um pouco qualquer militância ou convicção filosófica… a boca serve também para falar, assobiar e outras coisas para além de mandar beijinhos e isso é já cultura geral.

Mas o ruído. Diz… melhor, escreve o JN que Margarida Menezes foi a estrela da sessão de ontem e que conseguiu emudecer uma audiência de centenas. Escreve o JN que uma sala inteira perdeu a expectoração que costuma assaltá-la em seminários similares… Uma sala inteira perdeu a expectoração! Que expressiva imagem!...

Daqui para a frente, bem pode o JN dizer que o encontro termina hoje com a intervenção de Cicciolina, que ontem o professor Pinto da Costa falou do desejo de não desejar viver e que disse também que para ele , mais importante e mais sagrada que a vida é a liberdade… daqui para a frente bem pode o jornal dizer que este Congresso do Desejo foi organizado pelo Espaço T, que é uma instituição que há 15 anos apoia a integração das minorias sociais e que o encontro se realiza no Seminário de Vilar, no Porto e que esta Margarida Menezes , presidente do Clube das Virgens explica a falta de sócios pela vergonha que muitas pessoas ainda têm de assumir a sua própria virgindade, com medo de serem apontadas como alguém que não tem vida social, ou como se diz em linguagem popular… um triste, um pobre de Cristo…

É escusado, daqui para a frente só conseguimos ouvir uma plateia irrequieta tossicando para um qualquer lenço metafórico a tal expectoração que o JN diz que é costume assaltar o público em seminários e conferências.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

e... não se pode exterminá-los?!...

É notícia no JN, sendo que o 24 Horas também a refere e diz assim… 3 talibãs paquistaneses raparam a cabeça e os bigodes a vários homens acusados de ouvir música.

Consta que os 4 amigos estavam a ouvir música no rádio do automóvel, quando foram abordados por vários milicianos talibã armados, que os detiveram. Contaram à agência France Presse que os talibãs, depois de lhes terem partido o leitor de cassetes e destruído a fita da blasfémia, lhes raparam o bigode e metade da cabeça… este pormenor parece-me importante, para o toque de requinte nesta coisa da humilhação e castigo... Raparam-lhes metade da cabeça.

“Bateram-nos e proibiram-nos de ouvir música…” – disse um dos agredidos aos jornalistas. E disse mais, que ninguém pensou sequer em apresentar queixa à polícia, com medo de represálias e conscientes da inutilidade da reclamação.

Diz o jornal, que os talibãs começaram, sexta feira passada, a retirar do distrito paquistanês de Buner, que tinham ocupado nessa semana, violando assim o acordo estabelecido com as autoridades de Islamabad, sendo que alguns, talibãs locais – como o jornal lhes chama – permaneceram na região… permaneceram activos na região.

Ora, a música! A linguagem dos deuses. Há civilizações que defendem mesmo que é através da música, que Deus comunica com o Homem… Para a filosofia talibã, a música parece ser obra do diabo e proscrita em nome de deus. E podem ter toda a razão, mas um deus que não gosta de música… na peida, digo eu.

E de um salto para os Estados Unidos da América do Norte… de um salto mesmo, como um gafanhoto. Ora diz o 24 que em Tuscarora os habitantes locais descobriram uma forma bastante eficiente, de acabar com as pragas de gafanhotos, que todos os anos invadem aos milhões as plantações e a própria cidade…

Colocaram-se colunas de som, altifalantes, estrategicamente espalhados ao longo dos campos e no perímetro da cidade. E por esses altifalantes, alto e bom som, passa-se música. Não uma música qualquer! Rock ‘n’ Roll. Mas, não um rock ‘n’ roll qualquer! Heavy Rock! Os habitantes descobriram que os gafanhotos do deserto – que é dessa espécie que se trata – gafanhotos do deserto detestam rock and ‘n’ roll, por isso, o povo de Tuscarora dá-lhes música. Rolling Stones, Led Zeppellin… e os gafanhotos fogem.

E então?...

Não vos dá nenhuma ideia? – esta descoberta prodigiosa dos habitantes de Tuscarora?...