É notícia no JN, sendo que o 24 Horas também a refere e diz assim… 3 talibãs paquistaneses raparam a cabeça e os bigodes a vários homens acusados de ouvir música.
Consta que os 4 amigos estavam a ouvir música no rádio do automóvel, quando foram abordados por vários milicianos talibã armados, que os detiveram. Contaram à agência France Presse que os talibãs, depois de lhes terem partido o leitor de cassetes e destruído a fita da blasfémia, lhes raparam o bigode e metade da cabeça… este pormenor parece-me importante, para o toque de requinte nesta coisa da humilhação e castigo... Raparam-lhes metade da cabeça.
“Bateram-nos e proibiram-nos de ouvir música…” – disse um dos agredidos aos jornalistas. E disse mais, que ninguém pensou sequer em apresentar queixa à polícia, com medo de represálias e conscientes da inutilidade da reclamação.
Diz o jornal, que os talibãs começaram, sexta feira passada, a retirar do distrito paquistanês de Buner, que tinham ocupado nessa semana, violando assim o acordo estabelecido com as autoridades de Islamabad, sendo que alguns, talibãs locais – como o jornal lhes chama – permaneceram na região… permaneceram activos na região.
Ora, a música! A linguagem dos deuses. Há civilizações que defendem mesmo que é através da música, que Deus comunica com o Homem… Para a filosofia talibã, a música parece ser obra do diabo e proscrita em nome de deus. E podem ter toda a razão, mas um deus que não gosta de música… na peida, digo eu.
E de um salto para os Estados Unidos da América do Norte… de um salto mesmo, como um gafanhoto. Ora diz o 24 que em Tuscarora os habitantes locais descobriram uma forma bastante eficiente, de acabar com as pragas de gafanhotos, que todos os anos invadem aos milhões as plantações e a própria cidade…
Colocaram-se colunas de som, altifalantes, estrategicamente espalhados ao longo dos campos e no perímetro da cidade. E por esses altifalantes, alto e bom som, passa-se música. Não uma música qualquer! Rock ‘n’ Roll. Mas, não um rock ‘n’ roll qualquer! Heavy Rock! Os habitantes descobriram que os gafanhotos do deserto – que é dessa espécie que se trata – gafanhotos do deserto detestam rock and ‘n’ roll, por isso, o povo de Tuscarora dá-lhes música. Rolling Stones, Led Zeppellin… e os gafanhotos fogem.
E então?...
Não vos dá nenhuma ideia? – esta descoberta prodigiosa dos habitantes de Tuscarora?...
Sem comentários:
Enviar um comentário