O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou ontem que a condução sob efeito de benzodiazepinas, substâncias presentes em medicamentos como tranquilizantes, não será punida. "Se algum teste de detecção registar a sua presença [de benzodiazepinas], o que pode acontecer por os kits de exame à saliva serem importados dos EUA, isso não implica a punição do condutor ou sequer a sua subsmissão a exame de rastreio ou de confirmação, visto não se tratar de substâncias proibidas no âmbito do exercício da condução", segundo comunicado do MAI enviado à Lusa.
Diário de Notícias, 18 agosto
a ver...
o que está aqui em causa, já nem é a estupidez e voracidade com que eles são prescritos, vendidos e consumidos, os tais comprimidos p'ra "descansar a cabeça" !
a questão é que, na maior parte dos casos, as respectivas literaturas inclusas avisam para os riscos de conduzir veículos e manobrar máquinas, sob o efeito das ansíoliticas pílulas. são, regra geral, muito claros, nessa matéria! e, ao que consta, muita gente insiste em por-se ao volante dos respectivos automóveis e sair para a estrada, "gazeado" e feliz... o que, para todos os efeitos práticos, representa um risco igual ao de quem conduz com os copos, ou "pedrado" que nem um urso. Porque, na verdade, em todos os casos referidos, a personagem está, de facto, "pedrada que nem um urso" e a arriscar a vida própria e as alheias, ao conduzir nesse estado.
mas a lei portuguesa acha que talvez não seja bem assim. ou até talvez seja, mas ainda não teve tempo de decretar sobre o assunto. ou até talvez já tenha tido, mas o lobby dos laboratórios e farmácias apertou-lhe vigorosamente qualquer coisa simbólica com uma tenaz alegórica e tudo ficou em sentido figurado, na mesma. em sentido.
ou até talvez esteja a ser injusto e a lei, o MAI,a mãe dele, ou alguém que tenha responsabilidade na matéria se preocupe mesmo a sério e tanto e de forma tão responsável, frontal e obsessiva, que às vezes, para conseguir "descansar e amanhã volto a pensar nisso", só mesmo à força de muito lexontan, muito valium, muito xanax, muito lorenin...
nota de rodapé
há sempre a hipótese das farmácias poderem vir a aumentar as vendas destes fármacos psicotrópicos e entorpecedores de corpos e almas... por exemplo: hoje é daqueles dias em que apanhava uma bezana!... depois p'ra trazer o carro é que... já sei! viro uma caixa de bialzepam e siga, vai dar ao mesmo e não dá multa !
É QUE - VERDADE SEJA DITA - SE É DE INFRACÇÃO QUE SE TRATA... O GAJO QUE TOMA AS PILULAS, QUE SABE QUE LHE VÃO ENTORPECER CABEÇA E REFLEXOS (ESTÁ LÁ ESCRITO NO PAPEL E O MÉDICO DEVIA TÊ-LO AVISADO TAMBÉM) E MESMO ASSIM SAI PARA A ESTRADA, ESTÁ A PISAR O RISCO, TANTO COMO O OUTRO QUE FAZ EXACTAMENTE O MESMO, NAS MESMAS CONDIÇÕES DE OPERACIONALIDADE, TENHA ELE ENCHIDO OS CORNOS COM A MERDA QUE QUIS, OU QUE O MÉDICO MANDOU, OU A PRIMA LHE MISTUROU NO OVOMALTINE !
AMBOS DEVIAM ENCOSTAR À BERMA E IR A PÉ, OU CHAMAR UM TAXI.
SE QUISEREM MULTÁ-LOS OU PÔ-LOS A MIJAR PARA UM FRASQUINHO, POR MIM É IGUAL, DESDE QUE O FAÇAM A TODOS!
quando não, isto é uma choldra. Eça é que é Eça!