sábado, 6 de junho de 2009

reflecão


hoje é dia de reflectir,
a que cão dar o biscoito...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Portugal tem futuro. Um dia destes...

Não consta que o chamem para o 10 de Junho, mesmo assim, deixem que vos apresente Arménio da Silva Santos… O JN faz dele o protagonista da última página, que é onde se publicam as histórias de vida de alguns portugueses ilustres desconhecidos. Como é o caso deste canalizador de 58 anos, que passou boa parte da vida a reerguer e a devolver a vida à aldeia onde nasceu, Casal de S. João, concelho de Arganil.

Uma aldeia condenada à desertificação, mas que Arménio Santos, com trabalho, destreza e ousadia – escreve o jornal – conseguiu salvar da morte anunciada.

Sem electricidade, nem água canalizada, a aldeia ia morrendo aos poucos, já que a agricultura e a floresta não chegavam para garantir o sustento do povo. Muitos partiram, mas ele ficou.

O mais próximo que esteve da política, foi quando passou pela Assembleia Municipal, de resto, preferiu meter mãos à obra de forma mais prática e pragmática. Começou por reactivar a Comissão de Melhoramentos da terra… nos tempos livres, ele próprio se lançava à obra de recuperar edifícios e infra estruturas. A custo zero, quer dizer, sem cobrar um real pela mão de obra.

Enquanto isso, ia inventando soluções para angariar fundos e recuperar tradições e promover o desenvolvimento cultural e social das pessoas de Casal de S. João. Hoje, não só já se voltaram a ver crianças a brincar nas ruas , coisa impensável há um par de anos, com há já quem queira investir na terra, até estrangeiros, que já vão chegando, para aí construir casa e se fixarem a viver…

Mas há mais. Já há uma casa museu, uma associação cultural e desportiva com bar e tudo, um parque de lazer, novos arruamentos, electricidade, saneamento básico…

Falta ainda uma coisa. Enfim, hão-de faltar muitas mais, mas falta também e ainda este pequeno embroglio a resolver. É que há um terreno, que foi oferecido por um habitante de Casal de S. João para ser loteado e vendido a preço simbólico, para quem queira construir habitações a custos reduzidos… o terreno há, mas há também e entretanto um problema. Falta resolver uma questão burocrática. para que esse loteamento possa ser feito.

Arménio dos Santos teme que, demoras destas, possam entravar o processo em marcha e que os jovens comecem a desistir de Casal de S. João e remetam de novo a aldeia à condenação e morte…

Arménio da Silva Santos, já vimos que nunca se quis meter muito em política, mas parece que a política insiste em se meter na vida dele… ou antes, a burocracia, a velha prima coxa da política.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

condecora-me as miudezas, oh maravilhosa Marimila

Vem no Público, que a eleição das 7 Maravilhas de Portugal no Mundo está a ser criticada, por escamotear o esclavagismo. Assinam por baixo personalidades como Boaventura Sousa Santos, António Hespanha, ou Miguel Portas. Enfim, a subscrição de protesto já passou as 400 assinaturas e está disponível na Internet, para quem quiser assinar também.

O protesto vem subscrito por professores e académicos das 7 partidas do mundo e critica principalmente o facto de não se incluir, na ficha dos monumentos candidatos, a informação sobre o papel desses monumentos e sítios, na rota internacional do tráfico de escravos. Os exemplos citados são os da Fortaleza de S. Jorge da Mina, no Gana, ou a Cidade Velha da Ilha de Santiago em Cabo Verde, ou a ilha de Moçambique… lugares historicamente ligados à escravatura… Relembra-se que Portugal e Brasil são responsáveis por quase metade, dos 12 milhões de escravos transportados pelo Atlântico… Lamenta-se, que o Governo de Lisboa e as instituições que patrocinam o acontecimento o façam sem cuidar – e citemos – “da dor daqueles que tiveram antepassados seus deportados nesses entrepostos comerciais e muitas vezes ali mortos”…

Em defesa do projecto, sai o historiador Pedro Dias, da Universidade de Coimbra, o responsável cientifico pela escolha dos sítios a concurso… diz que, o que está causa é uma dimensão estética e lúdica, que do resto, praticamente até ao século 19, houve comércio de escravos em todos esses sítios, o que não é relevante para o concurso. Diz que não se está a esconder, nem escamotear coisa nenhuma; que a escravatura não marcou só a história portuguesa, mas a de toda a humanidade.

E assim se chega ao 10 de Junho. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades – creio que ainda se diz assim...

E o Jornal de Notícias avança já hoje a lista dos que Cavaco Silva, enquanto presidente da República, irá agraciar – creio que ainda se diz assim...

36 personalidades – diz o jornal… este ano serão condecoradas 36 personalidades.

Num dia de Portugal, vamos então ficar a conhecer mais alguns portugueses ilustres, que, por qualquer feito notável, merece a distinção e a honra…

Álvaro Cassuto, o maestro... José Duarte, o do jazz... Francisco José Viegas, jornalista e escritor... Joana Vasconcelos, artista plástica e escultora... Cruzeiro Seixas, Ana Hatherly—estou a deixar de fora e de propósito os nomes de empresários, militares e outros mesteres… mas este não posso passar ao lado. Moita Flores.

Francisco Moita Flores vai ser agraciado no dia de Portugal.
O jornal apresenta-o como criminologista e autarca—é, de facto, o presidente da Câmara de Santarém, onde a cerimónia se há-de realizar. Não é decerto essa a razão… Agora, qual delas será?… A razão. Por ser um autarca exemplar, um criminologista de excelência?... Talvez. A verdade é que, para a maioria do povo português, o autarca criminologista é bem mais conhecido como comentador de televisão e guionista de telenovelas e mini séries...

Mas, regressando rapidamente ao assunto e já que não é de prever que se convoque algum referendo, para se apurar quem é que merece ou não, na opinião do povo português, ser distinguido no dia de Portugal… até lá, fica a sugestão. Para o ano, condecore-se o próprio Povo Português.

Quem, com mais justiça, haveria de ser celebrado no dia de Portugal?!...

Se não sabem onde pendurar a comenda... pendurem-na numa caralho das Caldas, que é um símbolo nacional incontestado.

terça-feira, 2 de junho de 2009

há gajos que não se inteiram...

Duas breves curiosidades… a primeira tem a ver com a campanha eleitoral para as europeias e com a campanha de Vital Moreira, ontem por Mortágua e Santa Comba. Diz o JN que – citemos – “ após um café rápido numa esplanada próxima do largo Salazar, uma mulher saiu ao caminho de Vital Moreira e lhe disse:”Senhor presidente, olhe por nós, faça qualquer coisa pela gente”... ao que o candidato respondeu: “para já é só deputado, depois, quem sabe…” Pois, para começar, deputado ainda não é. Para já é só candidato. Adiante. Ora, uma coisa que esta mulher de Santa Comba já sabe é que Vital Moreira, ou, por outras palavras, aquele senhor de cabelo branco, óculos e bigode não é presidente de coisa nenhuma, pelo menos, segundo o próprio, para já.

Não sei se repararam que, entretanto, o ilustre candidato, a brilhante criatura, a refinada personagem, em vez de parar e gastar nem que fosse o resto do caralho do dia todo a explicar áquela senhora o que andava realmente ali a fazer e o que é que realmente esperam que ela vote e , nem que fosse numa parábola, comparando a merda de parlamento para onde quer ir, a uma colectividade de cultura e recreio, ou outra merda que ela percebesse... preferiu dizer que ainda não era presidente, enquanto seguia caminho, sorrindo como um ciclista, ou uma estrela de Holliwood...

A outra resgato-a ainda do JN e tem a ver com o julgamento, que começou ontem em Gaia, da mulher acusada de ter estrangulado o filho recém nascido e o ter escondido num arca frigorífica.

Foi a própria quem confessou o crime, alegando que não tinha condições para educar mais uma criança – já tinha 3 filhos…

Ontem o tribunal ouviu o depoimento do filho mais velho da arguida. Tem 15 anos e pediu a absolvição da mãe… o pormenor curioso nesta história é que a mulher de quem se fala está outra vez grávida. Em estado avançado de gravidez, diz aqui.

E hoje , é curioso haver mais que um jornal que fala dele, se atentarmos que a efeméride nem é das mais redondas.. vejamos nasceu em 1740, a 2 de Junho, é certo, mas há 269 anos…não rima com nada, mas pouco importa.

Donatien Alphonse François… é dele que o Público hoje celebra o aniversário… e foi ele quem disse – transcrição do Correio da Manhã – que “não há outro inferno para o homem, além da estupidez, ou da maldade dos seus semelhantes”.

O marquês de Sade, morreu aos 74 anos, sendo que, 27 desses anos os passou preso em cadeias, ou hospícios… já fizeram a conta? Dá mais de um terço da vida, encarcerado! Consta que tinha um dom especial, para ser desagradável e inconveniente para toda a gente… desde as autoridades do antigo regime, aos revolucionários de 1789, até chegarmos a Napoleão Bonaparte. Ninguém gramava o filho da puta.

homens e ratos e o fim da macacada

“Gene humano muda o timbre do chiar dos ratinhos” – escreve o I, em título à matéria, que preenche toda a última página da edição de hoje.

A experiência foi feita na Alemanha, nos laboratórios do Instituo de Antropologia Evolucionária Max Planck, em Leipzig.

Criou-se uma estirpe de ratinhos cujo gene FOXP2 – um dos responsáveis pela linguagem – foi trocado pela variante humana…. A versão humana do gene FOXP2 difere da dos ratinhos e chimpanzés e , no fundo, o que se pretende mesmo é descobrir as diferenças essenciais entre macacos e homens… Algumas são geralmente óbvias a olho nu, outras, muitas que, ao que consta nem tanto. Há 20 milhões de diferenças de ADN entre os genomas humano e dos chimpanzés, por exemplo. Mas, para despistar que alterações são realmente importantes… isso só pode ser feito, ao que parece, fazendo experiências noutras espécies animais… e foi o que se fez.

Trocar o gene dos ratinhos pela variante humana não os pôs a falar, mas alterou alguma coisa… por exemplo, sabe-se que os ratinhos pequenos emitem assobios ultrasónicos, quando são separados das mães…quando se sentem sozinhos e assustados… depois desta experiência, o timbre desse apelo baixou de tom e tornou-se mais grave… duplamente grave, diria, já que assim é muito possível que a mãe o não consiga ouvir. Enfim, mesmo se o ouvisse, de pouco lhe valeria, por isso, adiante.

O responsável por esta experiência, já há alguns anosque tinha prometido que, assim que o projecto estivesse concluído, os humanos iam falar com o ratinho cobaia, não prometeu que o ratinho respondesse, até porque a linguagem humana depende de muito mais … da alteração dos genes humanos ao longo da sua evolução , mas o que é surpreendente é que apenas a troca de um gene.. este FOXP2 tenha de facto alterado os sons que os ratos usam para comunicar entre eles…

Seria igualmente interessante, não tanto talvez para a Ciência, mas interessante de igual modo, se se tivesse descoberto a forma de comunicar com ratos e macacos e cães e gatos, mas na linguagem deles e de forma a que eles percebessem rigorosamente o que se lhes dissesse, sendo que também não será menos interessante, no dia em que as cobaias de laboratório conseguirem falar língua de gente , ficar a saber o que elas têm finalmente a dizer, dessa convivência com a espécie humana…

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Notiingham, Santarém, Bruxelas...

Vem de Notingham, Inglaterra, a notícia, a do recurso desta jovem mãe. Tem 24 anos e o teste de QI concluiu que a jovem é mentalmente incapaz de cuidar de uma criança… Revelou um QI abaixo da média normal, para um adulto. Acontece que, um segundo parecer contrariou a primeira versão e agora a jovem recorreu para o tribunal europeu dos direitos humanos. Se Estrasburgo lhe der razão, talvez consiga ficar com a filha, caso contrário a criança ser-lhe-á retirada para adopção.

E de regresso a casa chegamos a Santarém, onde o DN dá hoje conta que está desaparecida desde sábado à noite a pequena Joana.

A história do desaparecimento de Joana , 12 anos, não difere muito de outras de que vamos tendo conhecimento… Também aqui se desconfia que são as redes sociais da Internet, o que está por trás do sucedido… Coisas como o Hi5 – não sei se conhecem … uma rede social, de que a jovem Joana fazia parte… Também aqui, os pais da criança se espantam que nada o fazia prever, que ainda essa noite, o jantar de família correu na maior das harmonias, que nesse dia até tinham ido passear a Fátima e tudo correu bem…

Mas que depois do jantar, foram visitar uns familiares deixando a filha em casa a ver um filme. Quando voltaram ela tinha desaparecido.

Já se tentou falar com alguns amigos, com quem a criança se correspondia pela Internet, mas sem resultado, ou seja, ninguém sabe de nada…

Agora, o pormenor curioso nesta história… o que a jovem Joana levou na mochila… a carteira com os documentos – parece óbvio; o computador portátil… também não espanta, tendo em conta os tempos modernos que vivemos… e alguns livros da escola… não acham curioso?... Eu acho.

O 24 Horas puxa a matéria para a capa e fala num desaparecimento misterioso. Ora bem, não o são eles todos?… quero dizer, se a pessoa avisa antes, que vai desaparecer, não desaparece realmente, simplesmente foi ali , como disse que ia, depois se foi ali e já vem ou não, isso já é outra conversa.

Das eleições europeias… Diz o DN, que Elena Basescu parte à conquista do eleitorado romeno. Elena Basescu, tem 29 anos, é candidata independente a eurodeputada, é a filha mais nova do presidente da república romena e é conhecida como a Paris Hilton da Roménia. Já foi líder de juventudes partidárias, mas o resto que se sabe é que já foi também capa de revista, modelo fotográfico e é conhecida por várias outras coisas, como frequentar as animadas noites do jet set romeno, e pelas gaffes e erros de gramática…

O jornal publica hoje o resumo da vida desta jovem candidata, juntando-a ao exemplo da candidata italiana Barbara Matera, que Berlusconi escolheu porque quer caras bonitas em Bruxelas… Barbara Matera tem 27 anos e é apresentadora de televisão… Outras candidaturas destacadas pelo jornal são as de Arivatanen , o famoso piloto de ralis, que é o candidato escolhido pelos conservadores finlandeses… ou este Dieudonné… o humorista francês de origem camaronesa que integra, diz o DN, uma lista anti-semita.

Já quanto a esta Elena Basescu… há quem diga que a Roménia não se pode fazer representar em Bruxelas por uma Barbie… também há quem defenda que ela deve ser avaliada mais por aquilo que não é, do que por aquilo que é … ou seja, Elena não é corrupta, nem protegida pelos oligarcas romenos… Quanto ao pai da jovem Elena, o presidente Trian Basescu, garante que a filha é muito mais inteligente do que muita gente pensa…

Digamos que não há-de ser assim tão burra, que lhe tirem o filho, para adopção, um dia que o tenha.