segunda-feira, 1 de junho de 2009

Notiingham, Santarém, Bruxelas...

Vem de Notingham, Inglaterra, a notícia, a do recurso desta jovem mãe. Tem 24 anos e o teste de QI concluiu que a jovem é mentalmente incapaz de cuidar de uma criança… Revelou um QI abaixo da média normal, para um adulto. Acontece que, um segundo parecer contrariou a primeira versão e agora a jovem recorreu para o tribunal europeu dos direitos humanos. Se Estrasburgo lhe der razão, talvez consiga ficar com a filha, caso contrário a criança ser-lhe-á retirada para adopção.

E de regresso a casa chegamos a Santarém, onde o DN dá hoje conta que está desaparecida desde sábado à noite a pequena Joana.

A história do desaparecimento de Joana , 12 anos, não difere muito de outras de que vamos tendo conhecimento… Também aqui se desconfia que são as redes sociais da Internet, o que está por trás do sucedido… Coisas como o Hi5 – não sei se conhecem … uma rede social, de que a jovem Joana fazia parte… Também aqui, os pais da criança se espantam que nada o fazia prever, que ainda essa noite, o jantar de família correu na maior das harmonias, que nesse dia até tinham ido passear a Fátima e tudo correu bem…

Mas que depois do jantar, foram visitar uns familiares deixando a filha em casa a ver um filme. Quando voltaram ela tinha desaparecido.

Já se tentou falar com alguns amigos, com quem a criança se correspondia pela Internet, mas sem resultado, ou seja, ninguém sabe de nada…

Agora, o pormenor curioso nesta história… o que a jovem Joana levou na mochila… a carteira com os documentos – parece óbvio; o computador portátil… também não espanta, tendo em conta os tempos modernos que vivemos… e alguns livros da escola… não acham curioso?... Eu acho.

O 24 Horas puxa a matéria para a capa e fala num desaparecimento misterioso. Ora bem, não o são eles todos?… quero dizer, se a pessoa avisa antes, que vai desaparecer, não desaparece realmente, simplesmente foi ali , como disse que ia, depois se foi ali e já vem ou não, isso já é outra conversa.

Das eleições europeias… Diz o DN, que Elena Basescu parte à conquista do eleitorado romeno. Elena Basescu, tem 29 anos, é candidata independente a eurodeputada, é a filha mais nova do presidente da república romena e é conhecida como a Paris Hilton da Roménia. Já foi líder de juventudes partidárias, mas o resto que se sabe é que já foi também capa de revista, modelo fotográfico e é conhecida por várias outras coisas, como frequentar as animadas noites do jet set romeno, e pelas gaffes e erros de gramática…

O jornal publica hoje o resumo da vida desta jovem candidata, juntando-a ao exemplo da candidata italiana Barbara Matera, que Berlusconi escolheu porque quer caras bonitas em Bruxelas… Barbara Matera tem 27 anos e é apresentadora de televisão… Outras candidaturas destacadas pelo jornal são as de Arivatanen , o famoso piloto de ralis, que é o candidato escolhido pelos conservadores finlandeses… ou este Dieudonné… o humorista francês de origem camaronesa que integra, diz o DN, uma lista anti-semita.

Já quanto a esta Elena Basescu… há quem diga que a Roménia não se pode fazer representar em Bruxelas por uma Barbie… também há quem defenda que ela deve ser avaliada mais por aquilo que não é, do que por aquilo que é … ou seja, Elena não é corrupta, nem protegida pelos oligarcas romenos… Quanto ao pai da jovem Elena, o presidente Trian Basescu, garante que a filha é muito mais inteligente do que muita gente pensa…

Digamos que não há-de ser assim tão burra, que lhe tirem o filho, para adopção, um dia que o tenha.

Sem comentários: