terça-feira, 27 de novembro de 2007

a preguiça é lixado...

eu sei que a culpa é minha e que, se não fosse tão preguiçoso, bastava pegar no comando e mudar de canal... mas não o fiz e , por isso mesmo, fiquei a ouvir em fundo o programa da apresentadora Fátima Lopes, que dá de manhã, na SIC.
Uma merda, meninos!
Uma merda, esta coisa da preguiça. Devia ter mudado de canal. Mas não o fiz.
Mas tudo na vida tem a sua utilidade. só precisamos saber aproveitar as oportunidades que o acaso lança no nosso caminho. e o programa da Fátima Lopes também me ensinou alguma coisa. Que ela vem acabar com o mito anedótico da loira burra. ela vem provar que uma morena, nem que seja nas anedotas, ou só nos programas da manhã também pode ser burra que nem um tanque da roupa. é o caso da Fátima Lopes, a apresentadora.
O programa é de facto uma merda. Mas ela não parece perceberisso. o que é uma vantagem para ela. mas a verdade é que, não só o programa é uma merda, como ela própria faz uma figura patética de cada vez que aparece no ecrã. nem precisa abrir a boca. aliás, esse foi o meu próximo passo. tirar o som à televisão. então aí a coisa compôs-se. experimentem ver a Fátima Lopes sem som. só as caras que ela faz. é um espectáculo. a melhor delas todas. a que mais vontade de rir me dá, é quando ela fecha a cara para falar de um assunto sério, como bébés que vomitam, ou gajos sem dinheiro.
têm que ver. tirem só uma parte da manhã.
de preferência à hora das desgraças.
escusam de me agradecer já
a gente depois fala

uma pequena perplexidade metafísica, mas nada de grave...


As aparições do Escorial!
Nos anos 80, uma certa Amparo afirmou ter visto Deus num prado do Escorial. De então para cá, o fenómeno cresceu, a ponto de agora se falar em grande negócio.
Hoje, no Público, d. Januário Torgal Ferreira denuncia o que chama de mentira organizada… fala em exploração dos sentimentos, fala de uma máquina montada, de pessoas de muito boa fé , mas que estarão a ser manipuladas por interesses bem terrenos e muito pouco católicos.
Consta que o Vaticano recusou o estatuto de ordem religiosa aos seguidores da vidente do Escorial e que, no seguimento disso, terão fundado um lar de idosos, que não respeitava as leis do trabalho e que por isso a polícia foi chamada e que por causa de tudo isso, agora até já se formou uma "Associação de Vítimas das Supostas Aparições do Escorial". Fazem-se vigílias nas Portas do Sol, em Madrid; faz-se o abaixo assinado, para que Estrasburgo se pronuncie contra este tipo de exploração religiosa e de associações iluminadas…


Ora tudo isto faz muito sentido e nem sequer é uma novidade por aí além. Seitas e visionários, há-os para todos os gostos e iluminações; vendilhões de todos os templos do mundo. Gente estranha…
Agora o ponto é este . A Igreja Católica, o Vaticano não reconhece as aparições como de carácter sobrenatural . E é disto que o Vaticano pode falar, que o resto é matéria de direito de trabalho e direito civil…
Pois que não reconhece como de carácter sobrenatural.
Não reconhece as aparições, ou só não as reconhece com carácter sobrenatural?!...
Põe a hipótese da vidente ter confundido um qualquer turista em férias com deus ele próprio?...
Ou recusa a hipótese dela ter mesmo visto deus?! Ou acreditar que o viu, que em matéria de fé, acreditar ajuda muito...
E como é que estas coisas se avaliam e esclarecem? Já alguém viu deus? Com toda a certeza? Quero acreditar que sim
.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Tratado de Lisboa…Vai ser assinado nos Jerónimos a 13 de Dezembro.
O Diário de Notícias diz que vão ser postos belos tapetes no chão de pedra do velho mosteiro. Que os espaços abertos vão ser cobertos por uma enorme lona, que há-de proteger os signatários do sol ou da chuva, conforme o caso… Diz que a lona começou por ser encomendada a uma empresa espanhola que disse que sim, mas o preço era tal, que se resolveu fazer a festa com a prata da casa e encomendou-se o resguardo a uma empresa nacional.
Agora, a chamada de capa do jornal é que, os 27 da União vão de eléctrico para os Jerónimos. Num eléctrico desses históricos. Desses em que, relembra o DN., o próprio Teófilo Braga, quando era presidente do governo, ia para o trabalho!
E depois do tratado assinado segue-se o almoço, logo ali portas meias, no Museu dos Coches.
E não é a primeira vez que o museu se abre para este tipo de repastos de alto nível. Há um par de semanas, foi a vez da Dior fazer uma jantar de gala nas instalações do museu.

Mas, nem de eléctrico, nem de charrette, nem nos Jerónimos, nem na capelinha das Aparições… Teresa Gonçalves acha que não há necessidade.
Não há… das mulheres portuguesas chegarem ao sacerdócio. Teresa Gonçalves acaba de ser nomeada consultora do Conselho Pontífico para o Diálogo Inter-religioso. Ora, em relação ao sacerdócio feminino, acha que aí não há diálogo que se justifique.
Acha Teresa Gonçalves que as mulheres portuguesas já desempenham um papel importante quanto baste na Igreja. Fundam movimentos leigos e congregações. Têm uma acção importante que chegue, sem precisarem de ser ordenadas sacerdote. Para Teresa Gonçalves, o sacerdócio não deve ser considerado – no caso específico das mulheres – como (se assim se pode dizer) o topo de carreira.
Para Teresa Gonçalves esse é o motivo suficiente para as mulheres portuguesas desistirem de qualquer pretensão a ser ordenadas. Não vale a pena.
Como se disséssemos, porquê estudar para médico, quando se tem tanto jeito para a enfermagem.

E o Guiness!
Livro de todos os prodígios…
Agora foi Gondomar quem acabou de entrar no livro dos recordes mundiais.
Porque, nas festas do europeu de Futsal, foram largadas mais de 5 mil bolas de futebol de uma altura de 20 metros em pleno relvado do Sport Clube de Gondomar!
Parece que nunca ninguém o tinha feito, pelo menos de uma altura destas e em tão elevado número e muito menos sobre o relvado do Sport Clube de Gondomar! Fica-se sem saber se alguém terá lançado, por exemplo, umas 3 mil bolas do alto de uns, digamos, 15 metros sobre , por exemplo, uma chapa de assar frangos… não se sabe, nem isso é importante. Em Gondomar lançaram-se 5071 bolas de futebol de uma altura de 20 metros sobre o relvado do estádio do Sport Clube de Gondomar. É um recorde mundial absoluto. O feito está no Guiness, para a posteridade, ou só até alguém lançar, digamos, 5072 bolas da altura de 20 metros e meio, sobre o relvado do Sport Clube de Gondomar, ou mesmo sobre a tal chapa de assar frangos, por absurdo e exemplo…
Até lá, venha lá quem vier, essa é uma glória que ninguém nos tira.!
Nem que venham de carro eléctrico.