quinta-feira, 4 de março de 2010

"bom dia para si também!"


Porquê deus se temos a ciência?....  esta é a questão e é também o título do livro organizado por Manuel Curado e que hoje será lançado, em Coimbra, no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, em sendo 6 da tarde. A entrada é livre... Pois já quanto à questão para quê deus se temos a ciência... pois para já porque não há penicilina que cure as dores da alma... Adiante, que de coisas do divino vamos cá ter quem é autoridade na matéria. O Papa!
Que vem a Portugal proximamente e que vai celebrar missa campal no Porto, Fátima e Lisboa... Ou vice-versa.
Pois no Porto, consta que a Câmara Municipal se prestou já, sem que ninguém lhe pedisse, a suportar as despesas da instalação do altar onde Bento 16 vai celebrar a missa ... em Lisboa, a cerimónia será realizada no Cais das Colunas ao Terreiro do Paço e pode custar qualquer coisa como 200 mil euros. Não será uma fortuna por aí além, mas já é dinheiro que se veja.
E em Lisboa não se sabe ainda quem vai pagar a despesa... Ontem, alguns jornais referiam que António Costa e a Câmara de Lisboa não estariam muito para aí virados, só que hoje volta-se ao assunto para se concluir que o que se passa não é bem isso. O que se passa é que não há ainda acordo quanto a essa matéria. A ver... A Conferencia Episcopal agradecia que alguém ajudasse a cobrir a despesa... procura , por isso e espera que apareça, um mecenas... Quanto à Câmara de Lisboa diz apenas que ainda não foi contactada pelo Episcopado nesse sentido , o de ser ela a pagar o altar... enfim, o altar, ou só a instalação do altar... que do altar o que se sabe... é que tem a forma de um enorme seixo rolado.. diziam ontem alguns jornais que é para fazer lembrar os Descobrimentos portugueses, os Navegadores, ou qualquer coisa parecida, ou a ver com mar e água e praia e assim... sabe-se também que, segundo o JN de hoje, este altar, de que se fala, foi desenhado pela Mutilem (presume-se que seja o nome da empresa) mas que não foi ainda aprovado pelo Vaticano. Será que é o mesmo altar que vai ser instalado no Porto  e em Lisboa?... Se assim for, os tais 200 mil euros são só para a instalação do equipamento, ou então se calhar, pela instalação e aluguer, não se sabe... o que se sabe é que a Câmara diz que ainda não foi contactada oficialmente para custear as despesas... não dizendo que resposta vai dar se isso vier a acontecer   ... e que o Patriarcado e a Conferência Episcopal Portuguesa veriam com bons olhos a Câmara de Lisboa participar na despesa, mas que ainda não se fez nenhum pedido formal nesse sentido... diz apenas, o porta voz da Conferência Episcopal, padre Manuel Morujão, que a Câmara de Lisboa não se adiantou, mas também não recusou nada... e estamos assim.
Numa caricatura apressada, vemos já alguém, em silêncio e de mão estendida, na esperança de que, quem passa, deixe uma moedinha... claro que o gesto pode ser sempre mal interpretado e em vez da moedinha, esse pedinte silencioso receber em troca um vigoroso aperto de mão e um sonoro: "bom dia para si também!"


3 comentários:

Vítor Lindegaard disse...

A verdade, amigo Pierrot, é que não há nenhuma prova (mas mesmo nenhuma) de que Deus seja mais eficaz do que a penicilina no tratamento das dores da alma... E, independentemente do que queira dizer o autor do livro, eu traduzo "Porquê Deus, se temos a ciência?" por "Porquê uma péssima explicação do universo, se temos uma boa?"

a última estação disse...

chavalo amigo, p'ra que não digas que não te avisei... a alma... essa merda não existe. é como deus. uma coisa que não se agarra. ora, não se podendo agarrar, não tendo buracos, por onde queres tu meter a puta da penicilina. Para uma coisa tão etérea como a alma, só uma bufa mística a pode curar. quanto ao resto, também te digo, gabo-te a pachorra de quereres explicar o Universo!
o que te vale é que eu sou teu amigo, senão respondia-te torto.
Abracitos, manda sempre

Casa Das Abelhas disse...

ali no Tejo não são grandes as ondas mas mesmo assim quem se vai lixar é sempre o mexilhão, que é como quem diz: havendo ou não havendo almas a merda é a mesma pois quem vai pagar o tal pedregulho, ou lá o que é, vai ser o zé... pois esse o povinho... Abracitos chavalos amigos..!!!