sexta-feira, 8 de maio de 2009

ai, tão interessantes que nós somos, carambolas!

Vem no DN, que a publicidade a jornais, na RTP, passa a institucional… o que quer dizer que, segundo um parecer jurídico, ao que parece encomendado pela própria estação, concluiu-se que, a publicidade a jornais, preenche o objectivo de interesse público e que, assim sendo, essa mesma publicidade fica ao abrigo de condições especiais, de tabelas próprias, ou seja, um desconto mínimo de 85% sobre o preço normal das tabelas de publicidade.

Ora portanto… interesse público! É por isso que a publicidade a jornais, na televisão, pelo menos na RTP, passa a ser considerada publicidade institucional, sujeita a descontos, como vimos, bastante interessantes… 85% de desconto, no mínimo.

Ora o interesse público…

Vejamos então e por exemplo, o anúncio a um produto, que nos cure de gripes e alergias, por exemplo. Que interesse público terá?...

O anuncio a uma outra droga, que nos lava a roupa toda com uma economia de esforço, água, energia eléctrica e até de detergente francamente notável?... Poderá interessar a quem, nestes tempos em que se contam desesperados tostões? … Provavelmente a ninguém.

O interesse público de um Banco, que nos multiplica as poupanças, sem riscos e com todas as garantias? … Pela mesma razão é coisa que não interessa provavelmente a ninguém.

Claro que pode sempre dar-se o caso de – na guerra da concorrência – todos eles mentirem um bocadinho. Ou seja, enaltecerem prodígios que o produto não tem, esconderem armadilhas e sofismas para vencer a concorrência. Pode ser que sim… e talvez seja essa muito provável circunstância, que lhes retira toda credibilidade e os afasta desse tal outro campeonato da publicidade de interesse público. Talvez esse conhecimento implícito das regras do espectáculo publicitário os remeta para aquela zona de ruído, a que nos fomos habituando de tal forma, que já quase nos passa despercebida…o banzé da publicidade em geral.

Quando não, acham mesmo que, um jornal, por mais credível, interessante e indispensável, que o próprio se considere e classifique, é de maior interesse público, que um bom xarope para a tosse, ou até mesmo um eficiente desentupidor de canos ?!...

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