segunda-feira, 4 de maio de 2009

descalça vai para a fonte...

E continua em banho-maria a polémica pelos jornais. A polémica à volta das alegadas agressões e insultos a Vital Moreira, durante as manifestações da CGTP,no 1º de Maio.

Diz o JN, que “Vital quer que PCP peça desculpas ao PS”. Continua-se depois explicando, que o candidato socialista esteve ontem de visita à Ovibeja. Publica-se mesmo a fotografia que ilustra o evento. Na foto, Vital Moreira com ar curioso, aponta para um chocalho, ali ao lado de um Capoula dos Santos sorridente, que o imita no gesto. Não são os “Chocalhos Pardalinho”, que a tabuleta por trás dos visitantes anuncia. Estes, que Vital Moreira observa, serão eventualmente de outra marca qualquer... Adiante, que não são os chocalhos o pomo da discórdia.

O pomo da discórdia, neste momento é que – segundo transcreve o JN – “quem faz o mal, não deve fazer a caramunha!” Palavras do candidato ofendido. E que é por isso que ele, Vital Moreira, diz esperar … aliás, “continuar a esperar tranquilamente as desculpas que o PCP deve ao PS”.

Já ontem, nas páginas do Diário de Notícias, outra voz se juntava ao coro de protestos e comentários. José Saramago. “José Saramago demarca-se do PCP” - diz hoje o título, relembrando essas afirmações de Saramago, ontem, nas páginas do mesmo jornal. Ontem Saramago defendia a expulsão dos alegados agressores a Vital Moreira, caso sejam militantes do Partido Comunista, esperando que tenham já sido entretanto identificados… Já antes também, Francisco Lopes, do comité central do PCP, lembrava que também pode acontecer, que os agressores de que se fala até nem tenham filiação partidária nenhuma, nem no PCP, nem em partido nenhum… mas isso também não é certo.

Entretanto e ainda no Diário de Notícias, dá-se conta de outro episódio picaresco, este passado no Sábado em Melgaço… Diz o DN, que o presidente da Câmara de Ponte da Barca acusou o coordenador da União dos Sindicatos de Braga de ter atirado, na altura, um copo de vinho para cima de Vital Moreira e José Sócrates e restante comitiva socialista… Adão Mendes, chama-se o sindicalista, já negou as acusações e desafiou o autarca de Ponte da Barca a provar o que disse. Para rematar a conversa, garante que nem estava presente, quando os alegados factos aconteceram…

Ora, deixemos esta outra pista em aberto que, certamente, a haver algum fogo por trás desta coluna de fumo, certamente que o próprio candidato se há-de manifestar com a veemência adequada à situação e depois, eventualmente, esperará tranquilamente pelo pedido público de desculpas… Haverá de ser notícia.

Entretanto, já houve também quem achasse um pouco exagerada e sem propósito, a comparação que o candidato Vital Moreira fez, no caso das agressões do 1º de Maio, com o episódio da Marinha Grande envolvendo o, na altura, candidato Mário Soares.

Houve quem achasse até talvez um pouco abusiva a comparação. Enfim, a verdade é que, na altura o candidato Mário Soares não consta que tenha feita semelhante caramunha, como lhe chama Vital Moreira, quanto à exigência de um pedido formal de desculpas fosse de quem fosse.

Quanto a essa questão em aberto, de saber-se a real filiação partidária dos agressores… Saramago acha que devem ser expulsos do partido, se se provar que são militantes do PC… Já o candidato ofendido, Vital Moreira não tem dúvidas. São do PCP sim senhor, basta ter em conta o conteúdo dos insultos que lhe dirigiram. Chamaram-lhe “traidor” e “vendido”. Para Vital Moreira essa é a prova que dispensa qualquer outra. Ora, e se lhe tivessem dado roda de paneleiro e filho da puta?! Seriam o quê, assim com tanta certeza? Sócios do Benfica?!...

Sem comentários: