segunda-feira, 11 de maio de 2009

os bravos do pelotão

Tem ainda a ver com a invasão e guerra do Iraque… a primeira, também porque é mais breve despacha-se já… tem a ver com Dick Cheney. O ex vice-presidente norte-americano. Diz o DN, que em entrevista à CBS, Cheney não só reiterou o apoio às técnicas de interrogatório comparáveis a tortura, sobre prisioneiros suspeitos de terrorismo detidos em Guantanamo, como fez questão de sublinhar que foi esse método que permitiu a administração Bush salvar milhares, ou quem sabe mesmo, centenas de milhares de vidas…

A outra história tem a ver com o julgamento de Steven Green. Hoje, o tribunal do Kentucky lê a sentença, para o crime de que foi acusado: violação, homicídio premeditado e obstrução à justiça. A vítima foi Abeer Qassim al-Janabi, uma rapariga de 14 anos, à data dos factos, em 2005… O alegado agressor, hoje tem 24, tinha portanto uns 20 anos na altura.

E na altura, tudo se passou numa pequena cidade a sul de Bagdad, diz o DN que, depois de um jogo de cartas regado com muito álcool, Steven Green e os colegas disfarçaram-se de ninjas, para não serem reconhecidos e invadiram a casa de Abeer al-Janabi. Depois, enquanto dois deles violavam a adolescente, este soldado Green, numa sala ao lado matava-lhe os pais e a irmã de 6 anos. Disso terá dado conta aos colegas… diz aqui em transcrição com aspas e tudo: “Alvejei-os. Estão todos mortos!” Depois terá sido a vez dele, violar também, a jovem Abeer al-Janabi. Diz que, entretanto ou depois, lhe tapou a cara com uma almofada e com 3 tiros assinou e consumou o crime.

Diz ainda – e perdoem-me a insistência, mas não consigo parar de ler… diz ainda que depois houve uma pequena discussão… enfim nada de mais... só uma pequena discussão de carácter técnico, ou se quisermos prático e logístico. O que fazer ao corpo… a este, da jovem Abeer al-Janabi, resolveram regá-lo com combustível e pegar-lhe fogo… Consta também que, no regresso ao quartel, terão feito uma pequena festa com churrasco e tudo.

Dos corpos do resto da família não se fala, pelo menos, aqui!

Terão ficado, mortos e abandonados onde estavam, na casa vazia.

Ora, porque é que não regaram e pegaram fogo também aos pais de Abeer al- Janabi e à irmã de 6 anos?... Talvez porque sem sinais de violação… sempre se podia dizer que eram suspeitos de perigosas actividades terroristas, uma suspeita ameaça a eliminar… em nome da salvação das tais centenas de milhares de que falava Dick Cheney, por exemplo…

Seja como for, os jurados do tribunal do Kentucky já o consideraram culpado, a este soldado Green… a sentença é hoje conhecida… os familiares de Abeer al-Janabi, esperam que a justiça norte americana o condene à pena capital, à execução, à morte.

Quanto aos outros companheiros deste soldado Green, que com ele alegadamente invadiram a casa da família al- Janabi e igualmente violaram a jovem Abeer e que depois alegremente com ele confraternizaram à volta de um churrasco… a noticia, pelo menos esta , não fala… não diz nada. Diz só que a ideia terá partido deste jovem soldado Green e que os outros o seguiram alegremente e já, ao que consta embriagados…

Mas que estranho e diabólico vinho terão eles estado a beber, que consegue, de um momento para o outro, transformar jovens mancebos, em mentecaptos assassinos?!...

Sem comentários: