quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Muito rapidamente… a fotografia de capa do "Diário de Notícias" de hoje é notável.
Diz a legenda que Sócrates, o primeiro-ministro, claro, José Sócrates está sob o fogo do Parlamento. Está, ou esteve, ontem, que foi quando a fotografia foi tirada...
Fotografia tirada em movimento, o que faz sempre um certo efeito. E para o efeito, ficamos sem saber. É que a legenda diz que Sócrates está, ou esteve, sob o fogo do Parlamento e – de facto – atentando na fotografia, Sócrates bem podia estar a fugir de quaisquer balas imaginárias, ou simbólicas… Poder podia, se repararmos bem na fotografia… mas a verdade é que também podia estar simplesmente a dançar. Vê-se até, a espreitar pela direita baixa da foto, um braço e uma mão que se estendem na direcção do primeiro-ministro, como se o esperassem, para concluir a pirueta e o passo de dança. Ora, é claro que uma situação destas, tendo em conta a ocasião, está fora de qualquer hipótese. Ficamos portanto por aqui. Sócrates sob o fogo do Parlamento, como a fotografia ilustra, o primeiro-ministro desviando-se de balas imaginárias, sob a objectiva das câmaras de televisão e dos fotógrafos dos jornais.

Mas isto de fotografias…
Vamos ao "JN" – "Jornal de Notícias."
E a notícia é que – sete ex-estudantes vão hoje a tribunal acusados de praxes violentas. São 5 rapazes e 2 raparigas, que estão indiciados, em co-autoria e na forma continuada, de um crime de ofensa à integridade física agravada e outro de coacção. Isto tudo aconteceu há 5 anos, na Escola Superior Agrária de Santarém. Talvez por ser numa escola agrária, o crime em questão foi cometido com o auxílio de bosta de vaca. Assim mesmo. A queixosa – a praxada – tinha na altura 22 anos e era caloira em Santarém. Os mais velhos tê-la-ão obrigado a fazer flexões até ficar com um braço sem o poder mexer. Enquanto isso chamavam-lhe nomes feios e depois – queixa-se a jovem - agarraram-na pelas pernas e enfiaram-lhe a cabeça num – chama-lhe o jornal – um "penico cheio de bosta de vaca. "
Pois sim , está bem, já tínhamos percebido a ideia. Mas o "JN" acha que não e então resolveu ilustrar a notícia com a fotografia do nariz de uma vaca e, em primeiro plano, o que tudo indica ser – a arma do crime! E poupem-me aos pormenores, já que o "JN" não o fez. Sendo que, a fotografia dos acusados, da vítima, ou do próprio penico tinha chegado muito bem.

E já de saída duas boas notícias, sendo que uma delas peca por uma pequena imprecisão, ou se quisermos, uma pequena desatenção…
A primeira boa notícia: "Portugal deixa lista negra em Maio". A lista negra, no caso, é a dos países com défice excessivo.
A Comissão Europeia deverá propor, em Maio que vem, a exclusão de Portugal dessa lista mal amada. E a boa notícia é que isso vai acontecer um ano antes do que estava previsto pela Comissão Europeia.
A outra boa notícia é que o Vaticano resolveu antecipar, por seu lado, ele também... Só que aqui se trata da beatificação de Lúcia, a freira carmelita vidente de Fátima.
É a primeira vez que tal acontece com um português e a terceira vez que acontece no mundo cristão.
A notícia foi comunicada e saudada, ontem, em Coimbra, durante a missa celebrada pelo cardeal José Saraiva Martins, perfeito da Congregação para a Causa dos Santos.
O processo foi antecipado em dois anos, o que faz com que comece de imediato.
Ontem foi um dia histórico. Isso mesmo fez questão de sublinhar o cardeal oficiante. Estava feliz e disse-o: "de uma profunda alegria por ser o portador da notícia sensacional". Talvez a alegria justifique o lapso, ou então foi o próprio jornal que se deixou arrastar pelo entusiasmo… Mas, vamos onde importa: disse o cardeal Saraiva Martins que ontem se viveu "um dia histórico e importante para a Igreja e para o Mundo…"
Pois esqueceu-se de explicar que o mundo de que falava era, naturalmente, o mundo cristão! E, mesmo nesse mundo cristão, aquele que venera santos e beatos; excluindo também e por razões óbvias, hinduístas, xintoístas, muçulmanos, budistas e outros fiéis deste mundo, para quem a irmã Lúcia será uma referência um pouco indistinta, senão quase irrelevante! Ela e a causa de todos os santos do panteão católico, em verdade e a bem dizer.

Sem comentários: