quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Envolver os cidadãos nas celebrações da assinatura do Tratado de Lisboa.
É esse o pretexto, para que amanhã os museus sejam de entrada gratuita e também a Carris e o Metro ofereçam viagens grátis ao povo de Lisboa.
É pena ser dia de trabalho! Ainda se fosse feriado, aí sim, Lisboa poderia celebrar condignamente a assinatura do Tratado! Passear de Metro o dia todo, celebrando… Andar de eléctrico… visitar museus e andar de Metro, outra vez…
Enfim, não se pode ter tudo .

Em Alcochete, o Freeport oferece pipocas para a vida toda e aqui o Tratado de Lisboa não risca nada .
A ideia é da empresa que explora os cinemas deste parque comercial . Aos autores das dez melhores frases promocionais do cinema e do empreendimento, serão oferecidas pipocas para o resto da vida, ou pelo menos enquanto e de cada vez que forem ao cinema em Alcochete.
Antes disso, a Ordem dos Médicos vai propor que cirurgiões seropositivos passem a usar dois pares de luvas, em vez de um, como forma de prevenir eventuais contágios, nos blocos operatórios. A medida segue um modelo norte-americano e vai ser discutida e proposta na próxima semana.
Na Ordem, há o consenso de que o risco, de um cirurgião infectado poder contaminar um doente durante um acto médico, é muito baixo, mas, manda a ética e a deontologia da classe que, havendo risco, mesmo próximo do zero, esse cirurgião não deve operar.
O debate impunha-se e concluiu-se então que, apesar de não se dever proibir ou impor qualquer tipo de limitação laboral, faria sentido recomendar o reforço das medidas de precaução e segurança. E então – ao que parece – a solução, que vai agora ser divulgada em forma de recomendação, é usar dois pares de luvas em vez de um… umas por cima das outras. Luvas de látex fininho… um par, dois pares, três pares… nada que um bisturí mais distraído não corte sem esforço de maior…

Já a Liga Portuguesa Contra o Cancro não quer confusões nem misturas.
Vem no Público, sem grande destaque, mas vem.
Diz assim: "a criação de uma associação contra o cancro do colo do útero está a provocar uma polémica com a Liga Portuguesa Contra o Cancro."
Tudo uma questão de siglas e nomenclatura…
A Liga Portuguesa contra o Cancro fez questão mesmo de anunciar, no seu próprio sítio da Internet, que não tem nada a ver com a Liga Portuguesa contra o Cancro do Colo do Útero… para que não haja confusão nem equívoco, sobre quem é quem e o que representa.
E de repente, isto faz-me lembrar qualquer coisa, que se não me engano é de um filme dos Monty Pyton, mas isso para o caso não interessa rigorosamente nada.
Adiante!
A nova imagem de Portugal tem os rostos de Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Mariza, Nelson Évora… enfim, o peito ilustre lusitano! Fotografia artística, claro.
A ideia foi do Governo e pretende promover a imagem de Portugal no estrangeiro. Talvez assim se perceba que as legendas das fotografias sejam em inglês… Mais difícil de perceber é a identificação da coisa em si… É verdade que a palavra Portugal desce de cima abaixo toda a altura da fotografia. Verdade também que aparece outra vez, mais pequena, no canto inferior esquerdo… agora o que identifica a obra no seu todo é esta frase: retratos da costa ocidental da Europa… e de repente, dito assim, soa quase a documentário do National Geographic… coisa exótica, essa costa ocidental da Europa! De repente parece muito longe…
O autor das fotografias é inglês e consta que é dos mais influentes e caros da actualidade. Cobrou 350 mil euros por esta encomenda. Portanto, para que conste, Portugal tem José Mourinho, Mariza, Ronaldo… nomes ilustres que fazem brilhar a imagem nacional além fronteiras… Fotógrafos é que desgraçadamente não temos!
Enfim, pelo menos para estas obras de vulto, há que importá-los do estrangeiro. Mas também aqui e voltamos ao principio… não se pode ter tudo

última hora:
acabo de passar, na rotunda do marquês de Pombal, em Lisboa, por um desses gigantescos cartazes de que falamos. Aqui na versão portuguesa e , no caso, com a fotografia da fadista Mariza. E chego à conclusão que não é só fotógrafos que não temos. Faltam também tradutores! Quero dizer que a versão portuguesa traduziu: "portraits of the west coast of Europe", por "retratos da costa ocidental da Europe"! Voltamos ao mesmo, não se pode ter tudo! Temos trolhas . Já não é mau.
ainda mais última hora que a outra !!!(a 18 de dezembro...)
já emendaram o cartaz da mariza no marquês. pintaram-lhe um "a" por cima.
bem pintadinho, por sinal. nem se dá pela emenda.
vê-se que aquilo não foi trabalho de um trolha. valha-nos isso. benza-o deus.

Sem comentários: