Isto é só um exemplo.
Berlusconi já tentou, entretanto, emendar a mão, como se costuma dizer e explicou-se, dizendo que a intenção era desdramatizar e deixar uma nota de optimismo entre os desalojados pelo terramoto. É que, antes tinha valido quase por um terramoto também, essa outra afirmação expressa durante a visita à destruída cidade de Áquilla. Disse então Sílvio Berlusconi, aos sobreviventes forçados a dormir em tendas, para encararem a situação como provisória e que tudo se haveria de resolver rapidamente. Disse-lhes para, se quisessem, encararem esta situação como se de um fim-de-semana num parque de campismo se tratasse. Numa tentativa, já se viu que desastrada, de passar a imagem de que tudo se resolveria rapidamente, quase como no espaço de um fim de semana, após o qual toda a vida regressa à normalidade… Que pensassem, se assim se pode dizer – para a frente. Desastradamente. Reconheçamos em nome da verdade e do bom gosto e bom senso.
Não se sabe, porque o jornal não diz, se o povo de Áquila e da província de Abruzzo já terá desculpado ao primeiro-ministro, por comparação tão trapalhona.
Não se sabe. Agora o Público é que não perdoou e escreveu em titulo esta frase: “Os desalojados pelo sismo de Áquila estão a fazer campismo segundo Berlusconni.” É obviamente mais espectacular, como título, do que escrever-se, que o primeiro-ministro reconhece, ou alguém lhe disse, que errou e já pediu desculpa, ou pelo menos terá tentado.
Escandalosa mesmo é a especulação que já se agita no terreno. Dá o jornal o exemplo de uma camioneta de mantimentos, no caso, carne, que chegou à comunidade de Pizzolli, onde foi posta à venda a 80 euros o quilo. O povo chamou a policia quando viu.
Outras que se vão sabendo… que Madonna terá doado 500 mil dólares à população de Pacentro, terra natal dos avós paternos e que o papa Bento 16 já abençoou a intenção de Barak Obama, de restaurar algumas igrejas danificadas pelo sismo em Abruzzo.
Ontem, eram uma 4 da tarde em Lisboa, mais uma, em Itália e as autoridades locais da província de Pescara bloqueavam um sítio da Internet onde se estava a anunciar a iminência de um novo sismo na região.
E saltemos agora para as páginas do Jornal de Notícias. A notícia é breve e diz que, “Die Quadriga” é o nome do prémio, que Durão Barroso vai receber pelo trabalho meritório e pela dedicação demonstrada a favor da boa reputação da Europa e da afirmação da Europa no mundo.
Enfim, o prémio distingue personalidades que tenham contribuído significativamente a favor da Europa, foi o caso de José Manuel Barroso - que é assim que é conhecido na Europa… a favor da Europa , do Mundo, ou só da Alemanha , que é quem institui a distinção. A entrega dos prémios será a 3 de Outubro, dia da unificação alemã e outro dos 4 galardoados este ano será Mikhail Gorbatchev. Em edições anteriores – e o prémio já leva 6 anos de vida… em edições anteriores, Helmut Kohl e Shimon Peres foram alguns dos distinguidos.
Já agora e só como curiosidade, “Die Quadriga” é também o nome de um restaurante em Berlim, famoso pelos mais de 800 vinhos que tem na adega e todos de marcas alemãs…
Enfim, outra forma de afirmar a Alemanha na Europa e a Europa no mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário