quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

que saudades do aviário do Freixial!...

Ora vamos aos anúncios!

No 24 Horas de hoje publicam-se dois anúncios, que podem augurar um futuro brilhante. Ora, em tempos de crise e com o fantasma do desemprego a forçar a porta, uma proposta tão generosa atrai todas as atenções e desperta o maior interesse. Mas vamos ao que importa. E o que importa é que se procuram pessoas criativas… Para quê? Para sairmos depressa e sem sequelas desta crise mal amada?... Ainda não. Procuram-se pessoas criativas para escrever uma telenovela.

Anuncia-se que vai começar em breve, na Casa do Artista, em Lisboa, um curso de escrita criativa para televisão. Vão ser 40 horas à média de uns 7 euros à hora, ou seja, o curso vai custar 295 euros, sendo as inscrições limitadas e onde os participantes – diz o anúncio – terão a oportunidade de aprender as técnicas. Todas as técnicas e passos para escrever um guião de telenovela. Diz-se também que os interessados só podem ter entre os 18 e os 99 anos de idade e gostar de escrever (esta era escusada) e serem criativos. Muito criativos, de preferência.

Salta-se depois uma meia dúzia de páginas para cairmos num outro anúncio em tudo semelhante a este primeiro. A mancha gráfica é igual; só o que se pede é que é outra coisa. Aqui procuram-se pessoas entre os 12 e os 99 anos (uma vez mais o número mágico, 99 anos… quase como nos supermercados, ao estilo, 99 euros e 99 cêntimos… Adiante…Entre os 12 e os 99, para actores e apresentadores de televisão. O resto da convocatória segue pelo mesmo rumo que o anterior. O sítio é o mesmo, a Casa do Artista, o curso tem duração idêntica: 40 horas e o custo idem - 295 euros. A diferença está então no pormenor do escalão etário abrangido. Ou seja, para escrita de telenovelas, o limite mínimo de idade é de 18 anos, já para apresentador ou actor, 12 anos é a idade mínima admitida. Do resto, já percebemos que se pode ter até aos 99 anos. O que a verificar-se e a verificar-se com êxito, pode querer dizer que, por um dia destes, podemos ter uma simpática nonagenária a apresentar o boletim meteorológico, ou um venerável ancião a conduzir um qualquer concurso de televisão em prime time. De inédito teria relativamente pouco que – cito de memória – há uma senhora já de avançada idade, que faz ainda um sucesso tremendo nos Estados Unidos, com um programa de televisão sobre sexualidade… Mas adiante. É ou não uma boa notícia, saber-se que há ainda este nicho de oportunidade e ainda por cima tão alargado, que promete trabalho para gente dos 12 aos 99 anos?.... Pode acontecer que acabem todos por não fazer rigorosamente nada com esse mesmo curso… Ou seja, pode ser que ninguém lhes dê trabalho, mas o saber não ocupa lugar e aprender a escrever telenovelas, ou a apresentar um programa de televisão é conhecimento que dá sempre jeito a qualquer pessoa de qualquer idade. Ainda mais, com facilidades de pagamento, como diz o anúncio já em rodapé e letra miúda. O que se torna mais difícil é perceber, porque é que os cursos de escrita criativa estão vedados a menores de 18 anos… Terão os menores de 18 anos menos capacidade criativa, menos gosto pela escrita?!... E para actores ou apresentadores esse limite é o dos 12 anos porquê? Porque não os 10 anos, por exemplo? Ou os 15, que é um número tão bonito?!... E já agora, que estamos com a mãos nos números… algum dos professores destes dois cursos está realmente convencido que consegue formar actores em 40 horas? Actores e escritores ou até mesmo apresentadores de televisão?... Em 40 horas? Em 15 dias?!... Assim mesmo, depressa e bem?... Por este andar, ainda me levam o Conservatório à falência!

Sem comentários: