quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ora vejamos o que pensa o ex ministro da Saúde do Vaticano, tal como o DN hoje o cita, citando por sua vez a agência italiana de notícias ANSA… Citemos então o cardeal Javier Lozano Barragan… “os homossexuais e os transexuais não entrarão jamais no Reino dos Céus”… e adianta o cardeal, no relato do DN – que nem é ele quem o diz, o determina, mas o próprio apóstolo S. Paulo… mas que –e agora sim, já é o cardeal a falar – mas que, “apesar de tudo são pessoas que é preciso respeitar”… Porque só deus pode julgar os pecados dos homens…. E para o cardeal Lozano, aí não restam dúvidas, a homossexualidade é um pecado. Talvez não se possa falar em culpa, mas em pecado sim. “Agir contra a natureza e a dignidade do corpo é uma ofensa a deus” – um pecado, portanto… E não se pode falar de culpa porque, para o cardeal, as pessoas não nascem homossexuais… tornam-se… e por muitas e variadas razões… diz o cardeal que pode ser a educação que recebem… pode ser porque não desenvolvem, durante a adolescência, a sua própria identidade – enfim… a identidade sempre se vai desenvolvendo… tome esse desenvolvimento o rumo que tomar… Quanto a não se nascer homossexual… não será uma afirmação completamente isenta de reservas e eventuais contraditórios, mas a verdade também é que ninguém nasce coisa nenhuma em especial, ninguém pode garantir em rigor o que vai ser aquela criança quando crescer, nem as apetências sexuais, nem as vocações profissionais, ou motivações místicas, religiosas, ou filosóficas… são coisas que se vão descobrindo com o tempo e com o andar da carruagem. A verdade também é que o facto de não se nascer coisa nenhuma não nos iliba de culpas futuras… Jack o Estripador até pode ter sido uma criança encantadora…a ter existido, claro…

Mas seja como for – e isto é que importa - o cardeal Lozano reafirma que, enquanto pessoas, os homossexuais não devem ser condenados, porque toda a gente tem os mesmos direitos… presume-se que seja “à face de deus” como se costuma dizer… Se bem que – como já se viu também… há um direito que lhes é vedado… o de admissão no Paraízo.. no reino dos Céus… aí é que não podem entrar.

Talvez assim se explique porque é que, como se diz, os anjos não têm sexo. É que torna tudo tão admiravelmente mais simples…

Sem comentários: